Cuidados com a sua tatuagem


Para conservar suas cores e a beleza de seus traços alguns cuidados são indispensáveis:

  • LOGO APÓS A SESSÃO:
O profissional fará um curativo sobre a tatuagem, que só deverá ser removido depois de 2horas.
No banho, após ter lavado seu corpo e cabelo, lave a tatuagem com água morna pra fria a sabonete neutro (preferencialmente sabonete para criança ou glicerinado), fazendo espuma na palma da mão e depois aplicando esta espuma sobre a tatuagem, fazendo movimentos circulares com muito cuidado. Enxágue bem e seque com uma toalha limpa e macia. ESFREGAR o local é proibido.
Refaça a bandagem com filme de plástico PVC utilizando o cicatrizante indicado por seu tatuador e fita micropore. Aplique uma fina camada do cicatrizante e espalhe bem, massageando a tatuagem.
Após refazer a primeira bandagem deve-se aplicar uma bolsa de gelo durante uns 15 minutos. É importante não deixar o gel parado sobre a tatuagem e sim passar continuamente e suavemente sobre ela. O resfriamento da tatuagem vai facilitar a vaso constrição e aliviar a febre local colaborando com a cicatrização.

No período de cicatrização...

  • DURANTE OS QUATRO PRIMEIROS DIAS: 
A higiene do local é o item mais importante a ser praticado.
Nas primeiras 24 horas podem ocorrer sangramento. Ocorrerá saída de plasma com perda de pigmento que ficará retido na bandagem. A limpeza do dia seguinte à realização da tatuagem deve ser bem detalhada, lave no banho pelo menos umas cinco vezes, tendo cuidado para que todo plasma formado seja completamente retirado.
Refaça a bandagem com filme de plástico PVC utilizando o cicatrizante indicado por seu tatuador (em uma fina camada e massageando a tatuagem).
Repita a limpeza da tatuagem de 3 a 4 vezes ao dia, durante 4 dias sem interrupção do uso da bandagem de filme de PVC e cicatrizante. Pela manhã limpe a tatuagem no banho, conforme descrito, as outras três limpezas do dia podem ser realizadas na pia com auxílio de papel toalha, utilizando sabonete e água. Não se esqueça de higienizar suas mãos antes de iniciar a limpeza.
Para facilitar a cicatrização você pode utilizar soro fisiológico gelado para lavar a tatuagem.
Quando a tatuagem for realizada nas extremidades dos membros inferiores e superiores podem ocorrer o inchaço da região tatuada. Neste caso é importante manter a parte tatuada elevada sempre que possível.

  • ENTRE O QUINTO E O SÉTIMO DIA:  
Neste período não há necessidade de utilizar a bandagem de filme PVC, porém é necessário continuar aplicando o cicatrizante e realizando uma boa limpeza durante o dia, preferencialmente no banho.

Advertências...

Não coçar, não esfregar, nem arrancar as casquinhas que poderão se formar.
Sobre a área tatuada use somente roupas leves e folgadas, para evitar que fibras do tecido se juntem e/ou fiquem grudadas na crosta formada.
Em alguns tipos de pele, geralmente pelo uso do filme PVC e do cicatrizante, podem surgir erupções semelhantes a espinhas, que desaparecem naturalmente.
É normal que o local da aplicação fique um pouco dolorido e febril nos dois primeiros dias.
Evite sol, mar, piscina, sauna durante 15 dias. Musculação e alimentos fortes (camarão, peixe, porco, ovos, frituras, etc.) durante 10 dias.

  • APÓS A CICATRIZAÇÃO: Os cuidados com a manutenção da tatuagem incluem loção hidratante e bloqueador solar.
 Fazer uma tatuagem é “para sempre”. Protegê-la do sol também. Os raios solares são os responsáveis, ao longo do tempo, pelos danos ao brilho e às cores da tatuagem.
Portanto, o bloqueador solar (com FPS acima de 30, de preferência) deve ser de uso sempre que expor a tatuagem ao sol e sua aplicação deverá ser feita uma meia hora antes de sair de casa.
O hidratante pode ser aplicado à noite, após o banho.
Siga sempre a orientação do seu tatuador e use produtos de boa qualidade. Assim você obterá uma boa cicatrização e, consequentemente, um bom resultado estético final.  


2 comentários:

  1. Adorei as orientações!!!!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Excelentes dicas! Na primeira que fiz, era mto nova e não me atentei aos detalhes. Há 4 dias fiz outra e estou cuidando melhor. Adorei o POST! Mto orientador. Parabéns!

    ResponderExcluir