La Catrina ou Dama da Morte (do espanhol: Dama de la Muerte).
Tatuagem feita no Diego da loja " De Putta Madre Skateshop " aqui de Blumenau.
Na cultura popular mexicana, La Catrina, popularizada por José Guadalupe Posada, é um esqueleto de uma dama da alta sociedade. É uma das figuras mais populares da Festa do dia dos mortos no México.
É muito comum durante as festividades as mulheres mexicanas usarem este tipo de pintura facial para celebrar o Dia dos Mortos, que é uma das festas mexicanas mais animadas, pois, segundo dizem, os mortos vêm visitar seus parentes. Ela é festejada com comida, bolos, festa, música e doces preferidos dos mortos, os preferidos das crianças são as caveirinhas de açúcar.
Para os antigos mexicanos, a morte não tinha as mesmas conotações da religião católica, na qual as idéias de inferno e paraíso servem para castigar ou premiar. Pelo contrário, eles acreditavam que os caminhos destinados às almas dos mortos era definido pelo tipo de morte que tiveram, e não pelo seu comportamento em vida.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgUVNL5LZu62Ah8zDw4_Rc3F6oOK7O8IjbOzotmhNKAFvCAOvRlf5s3ymF9GCFFcNYEgvly4pFu-Qr_z8Mp8fpEDkioUmIeoeOA9PpD33eJ6tAe7YfCFw5imhNubNflU86y4hAhci4DM_0/s400/SDC11496.jpg)
Tatuagem feita durante a Convenção de Rosário na Argentina em Setembro de 2009.
Sobre José Guadalupe Posada, foi um gravurista e cartunista mexicano. Foi considerado por Diego Rivera (um dos maiores pintores mexicanos) como o protótipo do artista do povo e seu defensor mais aguerrido. Também é considerado precursor do movimento chicano de artes plásticas. Célebre por seus desenhos e gravuras sobre a morte. Apaixonado pela caricatura política. Desenvolveu novas técnicas de impressão. Trabalhou e fundou periódicos importantes. Consolidou a festa do dia dos mortos, por suas interpretações da vida cotidiana e atitudes do mexicano por meio de caveiras atuando como gente comum.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi6juBmz9ycx2rYNepRcPQ0BnDM15xkQCuPMoQS7NzwfcJWJy1JcO5EWpQpbYEZhCiOOVvDX_yBAtd_L3rSNOvfVFhdGJYU4iYxd-vzgCu8MJ0SiT4crpw8LExexzK8isrpAgqiGY4wDAQ/s320/2.jpg) |
O Nascimento da Vênus de Sandro Botticelli representado por José Guadalupe Posada. |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj5UKFG_gp59kmtroHkuHU15b1Gp4EJensOh5CPR142sYFLzVTDH_LqpbDT1rNOCUdpW8NPvBUK9xAsVsduNmWucJio_-JOaQKTmDKI2EFYeQ6QVZTDv7W9jZ5ECK261d31peNEEiCgYJU/s320/383.jpg) |
Don Quijote por José Guadalupe Posada. |